Seplag encerra Semana Anual da Gestão com palestras sobre gestão de compras

28 de janeiro de 2024 - 18:24

As compras realizadas pelo Governo do Ceará para viabilizar o trabalho da administração pública movimentam a economia local e estimulam os micro e pequenos negócios, que respondem por mais de 20% das aquisições feitas pelo Estado. Para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficaz e eficiente, beneficiando a administração, os fornecedores e a sociedade, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec), orienta e auxilia as demais secretarias e órgãos estaduais sobre a gestão de compras, tema que encerrou a programação da Semana Anual da Gestão, nesta sexta-feira (26). O evento, realizado pela Seplag e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), teve início na última segunda-feira (22), no auditório da Seplag, e reuniu coordenadores e orientadores das secretarias e órgãos da administração pública estadual.

A programação desta sexta-feira foi aberta pelo secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, que apresentou ao público presente o atual cenário da gestão pública com base em pesquisas de entidades como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Fundação Dom Cabral e falou sobre os princípios e pilares que devem reger a gestão. “Nosso trabalho deve ser realizado com foco no cliente e movido por resultados. Precisamos conhecer o nosso cliente, as suas necessidades, o que ele pensa e espera de nós. Assim, podemos realizar um trabalho focado na entrega de bons resultados para esses clientes, atuando com a gestão por processos, desenvolvendo as competências das nossas equipes, adotando a filosofia ágil e tomando decisões baseadas em dados e evidências”, destacou o gestor, lembrando que a Seplag disponibilizou em seu site (www.seplag.ce.gov.br) uma página com relatórios e dados de áreas como compras, processos, concursos, perícia médica, bens imóveis e tecnologia.

Após a fala do secretário executivo, o coordenador de Gestão de Compras da Seplag, Valdir Augusto da Silva, e o orientador da Célula de Gestão Estratégica de Compras da Cogec, Francisco José Coelho Bezerra, apresentaram o tema gestão de compras. Na ocasião, foram abordados pontos como Sistema de compras: estrutura e responsabilidades; Plano de Contratações Anual; Tipos de adesão às atas de registro de preços; Adequações à Lei nº 14.133/21; Principais consultas no Portal de Compras; e Agenda de capacitação em compras públicas.

Os palestrantes também falaram sobre os eixos de atuação da Cogec, que incluem legislação, com definição e monitoramento de políticas, diretrizes e normas; Processos, com gestão dos sistemas e processos corporativos de compras; e Pessoas, com orientação e capacitação de compradores e fornecedores.

“O Plano de Contratações Anual (PCA) é um instrumento de planejamento que consolida as estimativas de todas as contratações e renovações que os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual pretendem realizar no ano subsequente. O objetivo do Plano é fortalecer a cultura de planejamento nas mais de 800 unidades contratantes do Estado, racionalizar as suas contratações, por meio da promoção de contratações corporativas, garantir o alinhamento com o planejamento estratégico, subsidiar a elaboração das leis orçamentárias, evitar o fracionamento de despesas e sinalizar intenções ao mercado fornecedor”, destacou Valdir Augusto.

Para o público presente, o momento foi de grande importância para o estreitamento dos laços com a Seplag e a atualização sobre a gestão de compras estaduais. “A Semana Anual da Gestão é um evento muito relevante para nós, servidores. A gente se sente valorizado. O evento também possibilita um contato mais próximo com a Seplag e com os gestores dos sites envolvidos no processo de compras. Nós precisamos muito desse auxílio e desse suporte. Além disso, também é uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos”, avaliou o gestor de compras da Secretaria do Turismo (Setur), Ederson Santos.

A ocasião foi uma oportunidade para alinhar os conhecimentos sobre o tema e tirar dúvidas dos participantes, mesmo daqueles que já possuem anos de experiência na área, como Luisa Medeiros, que atua na execução de compras da área de tecnologia da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). “Foi um momento muito enriquecedor. Adquirimos novos conhecimentos e tiramos dúvidas sobre diversos pontos, como a Elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Plano de Contratações Anual”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seplag