Seplag implanta projeto piloto de Frota Sustentável

18 de maio de 2016 - 19:28

A iniciativa pode contribuir com o Governo do Estado no ajuste fiscal.

Neste cenário de crise econômica, em que os administradores públicos precisam cada vez mais de soluções inovadoras para alcançar os resultados esperados, é necessário ampliar o campo de visão para transformar a crise em oportunidade de melhoria na gestão. Dessa forma, é importante contar com ferramentas que contribuam para uma gestão eficiente dos recursos públicos, passo fundamental para driblar a crise e aperfeiçoar a qualidade dos gastos.

Nesse sentido, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), iniciou a implantação do projeto “Frota Sustentável”, em parceria com a empresa ECOFROTAS, vencedora do último processo licitatório para contratação por registro de preços de serviços de gerenciamento do abastecimento da frota, referente ao Pregão Eletrônico nº 20140003, que resultou na Ata de Registro de Preço nº 02/2015.

A proposta do projeto é assegurar a eficiência da frota de forma sustentável, por meio da redução dos custos e dos impactos socio-ambientais. Esses resultados podem ser obtidos a partir de indicadores de desempenho relacionados ao veículo, ao combustível utilizado, à forma de condução e à gestão da frota.

O projeto piloto contará com a participação da Superintendência de Obras Hídricas (SOHIDRA) e deverá ser concluído até meados do 2º semestre de 2016, cabendo a ECOFROTAS o levantamento das informações, a aplicação dos planos de ação e a análise de resultados obtidos.

Segundo a ECOFROTAS, o Governo do Estado do Ceará será o pioneiro no setor público a participar desse projeto, demostrando o quanto considera importante manter o foco nas constantes melhorias na gestão da sua frota e, ainda, uma visão moderna de SUSTENTABILIDADE.