Plano Anual de Compras será lançado amanhã (8)

7 de junho de 2022 - 21:17

As aquisições realizadas pelo Governo do Ceará dos micro e pequenos negócios ao longo de 2021 alcançaram a marca de R$ 3,5 bilhões, demonstrando a importância desse segmento para a economia do Estado e o potencial de crescimento na participação das compras governamentais. Para estimular esses empreendimentos e auxiliá-los na realização de negócios com a administração pública estadual, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizará, nesta quarta-feira (8), às 14h, o lançamento do Plano Anual de Compras 2022. O evento ocorrerá durante a 48ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Estado. A gravação do lançamento será disponibilizada, posteriormente, no canal da Sedet no YouTube.

“As micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 70% da geração das vagas de emprego no Brasil, conforme pesquisa do Sebrae, realizada com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Assim, o estímulo a esses empreendimentos é fundamental para fortalecer a economia do Ceará. A administração pública estadual é uma das grandes compradoras dos fornecedores locais. Então, é importante preparar esses micro e pequenos empreendedores para que eles aproveitem essas oportunidades, aprendam a vender para o Governo do Ceará e contribuam para gerar mais empregos no nosso Estado”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges.

O coordenador de Gestão de Compras da Seplag, Valdir Augusto da Silva, reforça que “Programa de Compras do Governo do Estado do Ceará se encontra entre as melhores experiências de fomento aos pequenos negócios, com bons resultados alcançados graças ao aperfeiçoamento dos processos, dos sistemas informatizados e da legislação de compras, visando ampliar a participação dos pequenos negócios nas aquisições governamentais”.

Iniciativas estaduais
De acordo com o coordenador, o evento apresentará as iniciativas do Programa de Compras do Governo do Estado, destacando as ações de fomento à participação dos pequenos negócios nas compras estaduais, o Plano Anual de Compras 2022 e o curso “Como Vender Para a Administração Pública”, realizado em parceria com a Sedet e com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

“O Plano de Compras é um instrumento elaborado a partir das estimativas das unidades contratantes do Estado no planejamento anual de compras. O objetivo é definir e coordenar estratégias que assegurem maior eficiência na gestão dos gastos. Para aperfeiçoar o processo de contratação pela administração pública estadual, o Governo do Ceará, por meio de parceria entre a Seplag, a Sedet e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), promove o curso ‘Como Vender para a Administração Pública’, na modalidade online/ao vivo, destinado aos pequenos empreendedores interessados em contratar com a administração pública. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos básicos aos empreendedores de pequenos negócios e demais interessados no processo de compras governamentais sobre como identificar oportunidades de negócio e se preparar para participar das contratações da administração pública”, explica Valdir Augusto.

Currículo
A apresentação do Plano Anual de Compras, bem como o detalhamento das demais iniciativas do Ceará para fomentar a participação dos micro e pequenos empreendedores nas aquisições da administração pública estadual, será realizada pelo coordenador de Gestão de Compras da Seplag, que também é responsável por ministrar o curso “Como Vender Para a Administração Pública”.

Valdir Augusto da Silva é servidor de carreira da Seplag, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Uece. Exerceu cargos de assessoria, consultoria e gerência de empresas de grande porte da Iniciativa privada, foi servidor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE). É professor na área de Compras Governamentais na EGPCE.

Serviço
Lançamento do Plano Anual de Compras 2022
Data: 8 de junho de 2022
Horário: 14 horas
Local: Sebrae-CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777)