Inauguração de estações completam percurso da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

15 de julho de 2013 - 19:34

Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros.

Nesta quinta-feira (18), a presidenta Dilma Rousseff e o Governador do Estado, Cid Gomes, entregam à população cearense as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza,  no Centro da Capital. O evento começa na estação Central – Chico da Silva, primeira a ser inaugurada, localizando-se na Rua Padre Mororó (ao lado do cemitério São João Batista). De lá, a cerimônia segue para a Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha, onde haverá a entrega da estação José de Alencar.

Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8 às 12 horas, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro trens unidade-elétrica (TUEs), cada um composto por seis carros de passageiros. Juntos, os trens têm capacidade para transportar mais de 3.500 pessoas por viagem (considerando apenas um sentido da via). O tempo para completar o percurso de Pacatuba a Fortaleza será de cerca de 35 minutos, com intervalo de 20 minutos entre os veículos .

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Faz parte do sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro a Edson Queiroz), Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, Metrô do Cariri e Metrô de Sobral.

A via começou a ser construída em janeiro de 1999, mas somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos na Linha Sul, que está orçada em R$ 1,8 bilhão. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Sobre as Estações

A José de Alencar é a penúltima parada do trajeto, estando localizada entre a praça homônima e a da Lagoinha, na Rua 24 de Maio. O acesso para a estação, que é subterrânea, será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Com o ínicio da operação comercial e a integração plena de todos os modais (como ônibus, por exemplo), a previsão é que este seja o ponto mais movimentado de toda a linha, estimando-se o trânsito de 120 mil pessoas por dia, por se tratar de uma região que possui um vasto cenário comercial dentro da Capital.

Quanto à Chico da Silva, estação derradeira, a sua maior movimentação será atingida quando esta se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pela Rua Padre Mororó com Rua Castro e Silva.

15/07/2013