Seplag realiza workshop com a Rede de Compras do Estado

22 de maio de 2018 - 03:00

Na última segunda-feira (21.05) a Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag reuniu 130 gestores e técnicos dos órgãos e entidades integrantes da Rede de Compras do Estado. O workshop serviu para aprimorar a gestão da política de compras, discutir a melhoria dos processos, a utilização dos sistemas de gestão corporativa das compras e a padronização dos itens comprados. 

RedeCompras520181

No encontro foram abordados os temas: 1)Sistema de compras do Estado, envolvendo a legislação estadual, a estrutura e as responsabilidades no processo de compras; 2) Regras de utilização dos sistemas corporativos de compras; e 3) Sistemas corporativos de aquisição no Portal de Compras do Estado. 

As regras e o acesso aos sistemas Catálogo de Bens, Materiais e Serviços, Cadastro de Fornecedores, Licitaweb (Gestão de Compras), Cotação Eletrônica e Registro de Preços foram apresentados aos participantes de modo a contribuir para a melhor gestão das aquisições, em observância à legislação. 

O Coordenador de Gestão de Compras da Seplag, Valdir Silva, destacou a importância do acesso regular ao Portal de Compras, especialmente para consultar o Banco de Itens Adjudicados, visando referenciar novas aquisições, e ao Painel das Compras para análise dos indicadores de gestão. 

Para o secretário adjunto da Seplag, Sérgio Cavalcante, a Rede de Compras aproxima os gestores e ainda proporciona a troca de informações e experiências sobre compras governamentais. Nesse sentido, sugeriu que a Rede de Compras se reúna periodicamente para discutir temas como a redução e padronização dos itens do Catálogo, para a construção do Banco de Preços Referenciais a partir das notas fiscais eletrônicas. 

A equipe da Cogec solicitou aos órgãos e entidades que indicassem representantes para integrar os grupos técnicos que estão revendo os itens do Catálogo para a conclusão das análises em andamento. Ao final, os participantes puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre os sistemas de compras e suas funcionalidades. A equipe da Cogec ficará responsável por articular os próximos encontros da Rede de Compras.

Clique aqui para acessar a apresentação do Workshop Rede de Compras.

RedeCompras520183